Quin Drummond

FOTÓGRAFO – POETA

Em meados de 1976, quando o país vivia ainda sob o governo militar, mas com grande esperança do retorno à democracia, tinha ainda muito forte no peito amargas lembranças de uma invasão repentina pelo exército ao Seminário Pio XII de Sete Lagoas, Minas Gerais.
Vi padres, professores e diretores serem conduzidos à prisão. A acusação? Suspeita de liderarem células subversivas (?) na cidade. Minha grande admiração já neste tempo era por São Francisco de Assis. As histórias do desprendimento e compaixão de Francisco pelos menos favorecidos desde pequeno me fascinaram.  Minha vó Aída(mãe de Inhô Quim) sempre muito fervorosa e católica me chamou um dia para mostrar um crucifixo, em prata e ouro e me disse: este está guardado para te presentear quando formar para padre.
E este foi meu maior tormento, como explicar para minha querida avó que não iria mais continuar os estudos para padre. Após esta invasão o seminário foi fechado e grande parte dos alunos foram para outras cidades, fiquei junto aos que decidiram sair.
Minha saída foi por uma mistura de revolta e decepção. Afinal, porque fazer o bem poderia levar pessoas a serem presas? E atrás dessa pergunta fui para São Paulo tentar entender a desigualdade social e as injustiças.
Trabalhando como funcionário do Banco do Brasil durante o dia e a noite estudando, aproveitava o tempo vago para leituras, reuniões com ativistas e indagações. Alguns rabiscos já eram manifestados no papel em forma de poesia.
Em 1976, já morando em Belo Horizonte, me apaixono por fotografias, adquiro uma modesta câmera, faço cursos, deixo o Banco do Brasil e volto para Sampa a convite de Paulinho, meu irmão, com propósito de trabalharmos profissionalmente. E assim esta forma de me expressar virou também o ganha-pão.
Neste site resolvemos então colocar à disposição de todos, estas duas manifestações que fomos construindo durante os anos. As fotografias e poemas não estão obrigatoriamente relacionados entre si, mas disponibilizadas em um formato para agradar aos olhos.

141w